sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Comissão da igualdade racial Noroeste apresenta propostas

Representantes do grupo de trabalho de Promoção da Igualdade Racial Noroeste reuniram-se no último dia 9 com professores e coordenadores do Centro Universitario Uni-BH. O encontro teve como objetivo apresentar idéias e propostas para serem relatadas no Fórum de Igualdade Racial.

A gerente regional de Recursos Humanos Noroeste, Juliane Bellico de Faria, apresentou vários projetos. Mereceu destaque o programa de capaciatação do funcionário, através de cursos , oficinas e palestras dentro do tema. “Nossa primeira ação é mobilizar toda a regional com o intuito de envolver as pessoas na promoção da igualdade racial. Temos que trabalhar o preconceito, mostrando que todos são iguais independente de raça e cor“, salientou Juliane Bellico.

De acordo com Cíntia de Cássia Santos, professora de Programa de Ação Social do Centro Universitário Uni-BH , a reunião foi muito produtiva. “O fórum merece toda a atenção”, disse.

O assessor de gabinete da Noroeste, Rodrigo Araújo, comentou que foram apresentadas propostas para elaboração do planejamento das atividades que se referem a portaria 001, publicada no Diário Oficial do Município (DOM). “ Contamos com a colaboração de coordenadores do curso Administração de Empresas da Uni-BH. A partir de agora o Centro Universitário é nosso parceiro”, finalizou.

Fonte : GERENCIA DE COMNICAÇÃO SOCIAL DA REGIONAL NOROESTE

REGIONAL NOROESTE REALIZA PLENÁRIA DISTRITAL DE SAÚDE AMBIENTAL

Cerca de 60 pessoas participaram na última semana da 1ª Plenária Distrital Ambiental Noroeste, realizada no PAM Padre Eustáquio. A reunião contou com a presença do secretário regional Noroes­te, Ajalmar José da Silva, e do secretário adjunto, Nildo Taroni. Também participaram a gerente do Distrito Sanitário Noroeste, Valma Bernadete, Alex Lima Brás e Aldemir Cândido Lopes, representantes da Copasa, Izabel de Andrade, da SLU, e Sonia Knaur, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Foram apresentados temas diversos, como saneamento básico, água, esgoto e meio ambiente. Mereceram destaque a introdução do Programa de Saúde Ambiental nas escolas públicas e ações intersetoriais na conscientização da população em relação ao uso da água e ao descarte do lixo. “A questão ambiental é muito importante para todos“, ressaltou o secretário Ajalmar da Silva.

Segundo o secretário adjunto, Nildo Taroni, a Regional Noroeste cumpre um papel muito importante ao se preocupar com a questão ambiental, visando uma melhor qualidade de vida para todos. “A comunidade deve contribuir com ideias e ser vigilante junto aos orgãos públicos no sentido de coibir as irregularidades, além de consolidar as políticas de preservação ambiental, que são diretrizes do nosso governo”, afirmou Taroni.
A gerente do Distrito Sanitário Noroeste, Valma Bernadete, comentou que a reunião é de total importância, pois é um espaço que promove o debate entre a sociedade e o governo, destacando propostas e elegendo delegados para a primeira Conferência Municipal da Saúde Ambiental.

FONTE:GERENCIA DE COMUNICAÇÃO REGIONAL NOROESTE

Comissão da Camara Municipal de BH aprova projeto que fortalece a Lei Seca

Bares, restaurantes e outros estabelecimentos ficam obrigados a afixar telefones dos serviços de táxi ou outro de transporte de passageiro.

Recebeu parecer pela legalidade na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de BH, o Projeto de Lei (PL) 344/09, tratando se da obrigatoriedade da afixação de nos cardápios ou em outro lugar conveniente os telefones dos serviços de taxi ou qualquer outro serviço de transporte de passageiros, de autoria do vereador Alberto Rodrigues (PV), sob a Fundamentação de que trata de assunto de interesse local.

A capital mineira é a cidade brasileira que mais possui bares, e em decorrência disto a vida noturna em nossa cidade é muito intensa com bares e restaurantes sempre repletos de clientes . Em mais uma ofensiva contra a dupla inseparavel que agora vai andar longe uma da outra que é “bebida e volante” e a favor da tradição mineira.

Conforme o projeto apresentado por Alberto Rodrigues , os estabelecimentos que comercializam bebida alcoólica ficam obrigados a afixar, em local de fácil visualização, e ainda nos cardápios os telefones dos serviços de taxi ou qualquer outro serviço de transporte de passageiros, visando facilitar a vida dos cidadãos, que poderão sair para divertirem-se com mais tranqüilidade e segurança e não terão que se preocupar com a condução de seus veículos.

De acordo com o autor deste projeto o vereador Alberto Rodrigues , quanto mais extensiva for a divulgação, maior será a prevenção de acidentes, e com a iniciativa haverá mais proteção à vida e à segurança, não só dos frequentadores dos bares, mas de toda a população,reduzindo também um possível impacto de demissões e desemprego dos trabalhadores destes estabelecimentos face a evasão de clientes e proporcionando igualdade entre os fornecedores de transporte de passageiros da cidade.

De acordo com a nova lei seca, quem for pego dirigindo com qualquer concentração de álcool será submetido à multa de R$ 955 e terá o direito de dirigir suspenso por um ano. Além disso, o motorista será enquadrado em infração gravíssima, com sete pontos na carteira, com retenção do veículo.

FONTE: CAMARA MUNICIPAL DE BH E BHTRANS .